História e estrutura
Embora o museu tenha sido criado oficialmente apenas em 13 de janeiro de 1937 - e inaugurado em 19 de agosto de 1938 - sua história é bem mais antiga, e remonta à chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro em 1808, já que Dom João VI se fez acompanhar de um conjunto de obras de arte, algumas das quais permaneceram no país depois de seu retorno à Europa e figuram como o núcleo inicial da coleção.
Por outro lado, alguns anos depois de sua chegada ao Brasil o rei fundou a Escola real de ciências,artes e ofícios, que a princípio funcionou em um prédio próprio construído por Grandjean de Montigny , um dos integrantes da Missão Francesa e professor da escola, e inaugurado em 1826 pelo imperador Dom Pedro I, ocasião em que a instituição passou a ser chamada de Academia Imperial de Belas Artes. Com o passar dos anos a Academia Imperial formou uma significativa pinacoteca e uma gliptoteca, e com o advento da República, a academia foi rebatizada como Escola Nacional de Belas Artes. Permaneceu no mesmo edifício até a construção de sua sede atual na Avenida Rio Branco, antiga Avenida Central, artéria aberta na gestão de Pereira Passos durante uma grande reforma urbanística promovida no centro da cidade do Rio de Janeiro no início do século XX.
Bibliografia: www.wikipedia.org
Olá, Natália. Ao copiar qualquer texto da internet, você deve formatá-lo em word antes de postar no blog. Corrija os espaços, a justificação do texto (ponha em modo de alinhamento 'justificado'), e retire os hiperlinks!
ResponderExcluir